A relação dos povos com a evolução da genética e biotecnologia
O que é evolução?
Evidências da evolução
- Fósseis: Os fósseis são restos ou vestígios de organismos que viveram no passado e ficaram preservados. Com ajuda dos fósseis foi possível observar que as espécies que viveram no passado são, muitas vezes, bastante diferentes das atuais.
- Homologias: Estruturas que possuem mesma origem embrionária, porém nem sempre a mesma função. A nadadeira da baleia e o braço humano, por exemplo, apresentam mesmo padrão anatômico, porém são usados com finalidades distintas. A mesma origem embrionária, no entanto, indica uma ancestralidade comum.
- Estruturas vestigiais: Estruturas que apresentam pouca ou nenhuma função em um organismo, porém eram importantes para os seus ancestrais.
- Evidências moleculares e celulares: A nível celular e molecular todos os seres vivos apresentam muitas semelhanças, indicando, mais uma vez, o compartilhamento de um ancestral comum.
Teoria da evolução proposta por Charles Darwin
- Ancestralidade comum: Afirma que todos os organismos vivos possuem um ancestral em comum, o qual passou por mudanças e deu origem a novas espécies (descendência com modificação). Macacos e seres humanos, por exemplo, compartilham um ancestral comum, o qual divergiu em duas linhagens distintas.
- Seleção natural: Pode ser definida como um mecanismo evolutivo em que o ambiente seleciona os organismos mais aptos a viverem naquele local. Para que essa seleção aconteça é fundamental que ocorra variação entre os indivíduos. Aqueles que apresentam variações que favorecem o seu desenvolvimento apresentam maiores chances de sobrevivência e, consequentemente, maior chance de deixar descendentes. Desse modo, a característica que favorece a sobrevivência é selecionada e passada para as gerações futuras. De forma resumida podemos afirmar que, para que a seleção natural ocorra, alguns pontos são fundamentais:
- Variabilidade: Características diferentes entre os indivíduos de uma população.
- Reprodução diferenciada: Seres vivos que apresentam maior capacidade reprodutiva apresentam vantagem em relação aos outros. Alguns indivíduos apresentam características desvantajosas que os levam à morte antes mesmo de sua reprodução.
- Hereditariedade: É importante destacar que quando Darwin propôs a sua teoria evolucionista ainda não eram conhecidas as leis da Genética. Com isso, Darwin não sabia, por exemplo, como a variabilidade nos indivíduos surgia, tampouco como era transmitida para os descendentes.
Teoria da evolução e o pescoço das girafas
Quem foi Charles Darwin?
Darwin nos permitiu compreender melhor como as espécies evoluem.
Charles Darwin foi um grande naturalista britânico que ficou conhecido pelo seu famoso livro A origem das espécies. Darwin nasceu em Shrewsbury, na Inglaterra, em 12 de fevereiro de 1809 e era filho do médico Robert Darwin e de Susannah Darwin.
A mãe de Darwin faleceu enquanto ele ainda era uma criança, com apenas oito anos de idade. Ele então passou a ser cuidado por suas irmãs. Darwin foi enviado para a escola local, porém não era considerado um aluno interessado e comprometido. Seu principal interesse na escola era colecionar objetos e coisas naturais, como minerais.
Em 1825, com 16 anos, Darwin foi estudar Medicina na Universidade de Edimburgo, incentivado pelo seu pai. No entanto, a forma como as cirurgias eram feitas na época fizeram com que Darwin desistisse da ideia de se tornar médico, passando a focar seu estudo nos seres vivos. Seu pai ficou extremamente decepcionado com a falta de interesse pela Medicina e matriculou Darwin no curso de Bacharelado em Artes na Universidade de Cambridge para que ele se tornasse clérigo.
Em 1831, Darwin foi então convidado para viajar a bordo do barco inglês HMS Beagle. A viagem de Darwin durou cinco anos, e suas descobertas foram fundamentais para sua teoria evolucionista. Durante a viagem, Darwin passou longo período na América do Sul e também visitou a Austrália, Nova Zelândia e África do Sul.
A teoria de Darwin não foi publicada imediatamente após sua formulação, uma vez que o naturalista temia a repercussão que suas ideias poderiam causar. Entretanto, outro naturalista, Alfred Russel Wallace, chegou de maneira independente às mesmas conclusões que Darwin. Wallace e Darwin resolveram apresentar, em julho de 1858, seus artigos de maneira conjunta. Posteriormente, em 1859, Darwin publicou seu famoso livro A Origem das Espécies. Darwin morreu em 19 de abril de 1882 e foi enterrado na Abadia de Westminster. Saiba mais sobre Charles Darwin clicando aqui.
Outras teorias evolucionistas
- Lamarckismo: Lamarckismo é o nome dado à teoria evolucionista proposta por Jean-Baptiste de Lamarck. Ela se baseia em dois princípios básicos: a lei do uso e desuso e a lei da herança de características adquiridas. De acordo com a lei do uso e desuso, as partes do corpo utilizadas com mais frequência se tornam mais desenvolvidas, enquanto aquelas pouco utilizadas se atrofiam. Já a lei da herança de características adquiridas afirma que as características adquiridas durante a vida podem ser passadas aos descendentes. Hoje sabemos que as ideias propostas pelo Lamarckismo apresentam falhas, porém a teoria apresenta sua importância, pois contribuiu para o fortalecimento da ideia evolucionista.
- Neodarwinismo: O Neodarwinismo é uma teoria que incorpora as descobertas da Genética, tais como mutações e recombinação genética, às ideias da teoria evolucionista proposta por Darwin. Atualmente, trata-se da teoria evolutiva mais aceita entre a comunidade científica."
- Vídeo Aula:
Comentários
Postar um comentário