Relações ecológicas harmônicas e desarmônicas entre os seres vivos
Relações Ecológicas
As interações entre as comunidades bióticas que compõem um ecossistema são chamadas de “Interações Biológicas” ou “Relações Ecológicas”.
Elas determinam as relações dos seres vivos entre si e o meio em que habitam para sobreviverem e se reproduzirem.
Relações entre os Seres Vivos
Esta comunidade, formada por todos os indivíduos que fazem parte de um determinado ecossistema, possui diversas formas de interações entre os seres que a constituem. Geralmente, estão relacionadas com a obtenção de alimento, abrigo, proteção, reprodução, etc.
As relações ecológicas podem ser classificadas da seguinte forma.
Segundo o nível de interdependência:
- Intraespecíficas ou Homotípicas: para seres da mesma espécie.
- Interespecíficas ou Heterotípicas: para seres de espécies diferentes.
Segundo os benefícios ou prejuízos que apresentam:
- Relações Harmônicas: quando o resultado da associação entre as espécies é positiva, na qual um ou os dois são beneficiados sem o prejuízo de nenhum deles.
- Relações Desarmônicas: quando o resultado desta relação for negativo, ou seja, se houver prejuízos para uma ou ambas as espécies envolvidas.
Tipos de Relações Ecológicas
As relações ecológicas podem ser:
Relações Intraespecíficas ou Homotípicas
Harmônicas:
- Sociedade: indivíduos independentes, organizados e cooperando nos cuidados da prole e manutenção do grupo. Exemplos: abelhas, formigas e cupins.
- Colônia: indivíduos associados anatomicamente e dependentes que repartem funções. Exemplos: corais.
Desarmônicas:
- Canibalismo: alimenta-se daqueles da mesma espécie, geralmente acontece para controlar a população ou garantir o aporte genético, por exemplo: a fêmea da aranha come os machos após a cópula.
- Competição: disputa entre indivíduos da mesma espécie por territórios, parceiros sexuais, comida, dentre outros. Acontece em quase todas as espécies. Exemplo: peixes de cativeiro disputam a comida.
Comentários
Postar um comentário